MGA-e Blog

Perto de tudo: imóveis compactos viram tendência

imóveis compactos viram tendência em quem busca praticidade e segurança

O mercado imobiliário é um grande termômetro da economia e também do comportamento de consumo do brasileiro. Ao longo dos anos, o conceito de “morar bem” vem se transformando entre os consumidores. De acordo com pesquisas recentes, ter praticidade sem perder o conforto é uma das grandes apostas na hora de investir em um imóvel e, por isso, apartamentos compactos são uma boa pedida. Se tiver uma vista bonita ou atrativos próximos, como uma praia ou área para a realização de atividades ao ar livre, melhor ainda.

Com a pandemia, até foi possível ver um aumento na busca por imóveis maiores e com muitas áreas comuns. Apesar de ter algumas vantagens, claro, a tendência mais promissora ainda é por apartamentos mais compactos, com boa localização e com serviços oferecidos em um só lugar em nome das facilidades.

Em uma rotina cada vez mais corrida, como é o caso de jovens ou casais sem filhos, estes apartamentos cumprem a função com maestria, principalmente se for perto do trabalho, dispensando assim aspectos estressantes como o trânsito do dia a dia. Os imóveis compactos têm a grande vantagem de terem um custo benefício mais baixo, sendo um excelente investimento para quem quer construir um patrimônio com maior liquidez ou, até mesmo, para quem pretende morar próximo ao trabalho.

Entre muitas vantagens, destaca-se o menor custo para mobiliar – já que espaços reduzidos exigem uma decoração inteligente e prática. Até mesmo por seus moradores, que passam cada vez menos tempo em suas residências, é preciso que o ambiente seja prático e funcional para atender as necessidades principais.

Consequentemente, perde-se menos tempo para organizar e limpar o apartamento.

Outro ponto positivo é que estes imóveis costumam ter melhor localização e outras funcionalidades acessíveis, como centros comerciais, supermercados, transporte público, bem próximos ao condomínio.

Tanto os solteiros quanto casais jovens valorizam apartamentos menores e para os próximos anos, até 2050. Com apartamentos pequenos, as pessoas gastam menos em condomínio e IPTU, por exemplo. Isso significa gastar mais com outras experiências que as pessoas consideram mais valiosas. O mesmo vale para o desprendimento de tempo e energia para limpar e organizar a casa, que passa a exigir menos do morador.

Localização

E se, além de praticidade e conforto, fosse possível morar em um dos principais cartões postais do país? Assim é o conceito de viver no bairro da Barra, um dos principais pontos turísticos da capital baiana. Entre as vantagens, destaca-se ter a proximidade com a orla para a prática de exercícios e também da praia para espairecer e aproveitar o ambiente com segurança e tranquilidade.

Com qualidade de vida garantida, essa também acaba sendo uma busca dos mais velhos e até mesmo de casais aposentados. Após a saída de casa dos filhos, eles têm buscado formas de se manter sozinhos em um ambiente fácil de manter e bem localizado.

A Barra é o equilíbrio entre uma vida turística e cultural agitada, com muitos hotéis, bares e até mesmo uma programação musical variada com a tranquilidade e calmaria de uma área predominantemente residencial e à beira mar. Destaque para os Fortes Santa Maria e São Diogo, que além de construções histórias, abriram museus que contam a história da cidade e de personalidades importantes que viveram no estado, além do próprio Farol da Barra, que além de toda a sua importância como monumento histórico, possui o Museu Náutico e é uma das melhores escolhas para apreciar o pôr-do-sol.

Além disso, o bairro possui também o benefício de reunir, em um só lugar, diversos estabelecimentos como farmácias, padarias, shopping center, supermercados, bancos, restaurantes e outras necessidades do dia a dia e que podem ser feitas no trajeto a pé com rapidez. A região comporta até mesmo um hospital de alto padrão e muitos outros planos de investimento do poder público.

Com boa vizinhança e tantas facilidades, não é difícil entender que investir em um apartamento compacto em um bairro como a Barra é também investir em um imóvel para a vida toda. Para além de servir como moradia, é uma aposta segura de valorização cada vez maior para o mercado. Também funciona como um importante complemento de renda, caso o proprietário queira alugar o imóvel em períodos festivos e tão importantes para a cidade como o carnaval ou até mesmo revender.

Leia também

Melhor hora de comprar imóveis

2020 trouxe um cenário nunca antes imaginado. E os negócios precisaram, rapidamente, se renovar para conseguir se manter. No mercado imobiliário não foi diferente.

Belezas naturais e sossego

As belezas naturais do Litoral Norte baiano, por si só, já seriam um grande atrativo para querer passar mais tempo na região. São 260 km de praias, reservas naturais e muito verde divididos entre a cidade de Lauro de Freitas, no km 0, até o município de Jandaíra, na divisa com o estado de Sergipe. 

Atrativos do Litoral Norte

A Costa dos Coqueiros é, sem dúvidas, uma das regiões mais belas da Bahia: sol o ano inteiro, vegetação exuberante e suas famosas praias cheias de atrativos são o grande diferencial.

Quer morar e viver bem? Cadastre-se agora.