MGA-e Blog

Encantos de Imbassaí

Na rota do paraíso

Em meios aos coqueirais do Litoral Norte está a vila de Imbassaí. O nome, que significa ‘caminho do rio’ em tupi, diz muito sobre o vilarejo. É ali que o Rio Imbassaí compõe lindas paisagens abrindo seu caminho até desaguar no mar, transformando o local num recanto paradisíaco ideal para repor as energias em contato com a natureza. Justamente por essa geografia privilegiada, os banhistas tem à sua disposição o rio e o mar a poucos passos de distância, separados somente por uma duna até o encontro das águas.

Um lugar que inspira poesia

Imbassaí tem uma localização privilegiada a 70 km de Salvador e logo após Praia do Forte – que em breve receberá uma nova via interna ligando diretamente os dois vilarejos. Com ruas de paralelepípedo e uma ciclovia que passa em frente à Casa Amarela, Imbassaí mantém o tom da tranquilidade e do refúgio paradisíaco.

O vilarejo se destaca pelas belezas naturais, com sua Mata Atlântica preservada e opções que incluem rio, mar e cachoeira. O povo de Imbassaí também é outro show à parte e a vila tem se desenvolvido em termos de atrações culturais e gastronômicas, sem perder o charme e a simplicidade”, relata o diretor comercial da MGA-E, Gustavo Saback.

Quer saber mais o que te espera? Confira esse roteiro exclusivo que criamos para vivenciar o melhor de Imbassaí:

Em contato com a natureza

Já falamos aqui do privilégio de ter o rio e o mar a poucos metros de distância. Agora o que muita gente não sabe é que em Imbassaí também existe a cachoeira de Dona Zilda, a apenas 1 km da praia. São diversas quedas menores até a maior, convidando a um banho refrescante em meio ao verde. Você não vai querer perder essa oportunidade!

Balsa, caiaque, stand up paddle

São muitas as formas de aproveitar os recursos do rio. É possível ir de balsa num passeio que sai de uma ponte na vila deslizando pelo leito do rio até a praia. Ao chegar ali, os banhistas podem alugar caiaque ou stand up padle e aproveitar as águas tranquilas do rio. Quem é do surf ainda pode ir com a sua prancha e desfrutar as ondas do mar que costumam atrair surfistas em algumas épocas do ano.

O cardápio, por favor

Os amantes de uma boa comida não irão se decepcionar em Imbassaí. As opções gastronômicas incluem desde a comida baiana no Restaurante da Vânia, às pizzas no Restaurante Jerimum e aos lanches da Merenderia, que oferece em um só lugar feira de artesanato, barraquinhas de comida e som ao vivo toda semana. A lista fica completa com a Feira Imbassaí Natural, que acontece aos sábados na Praça das Amendoeiras com alimentos orgânicos e produtores locais, além de aulas de yoga e dança.

Comida, diversão e arte

A programação cultural é agitada pelo projeto Imbassaí em Cena, que dá espaço para apresentações artísticas e culturais gratuitas em locais como a Praça das Amendoeiras. É através da iniciativa que acontece também a Semana de Arte e Cultura de Imbassaí (Saci), levando poesia, música e artesanato aos moradores e turistas.

Sua residência está aqui

A Casa Amarela Residence convida os moradores a desfrutar da felicidade entre o rio e o mar. Planejado de modo a aproveitar o melhor da paisagem, o empreendimento fica a 150 metros da praia e é circundado pelo rio, com direito a uma queda d’agua que acontece em frente à casa que dá nome ao projeto. Valorizando a história do local, a MGA-E optou por manter essa antiga construção de pescador existente na propriedade. Assim, a casa será restaurada e irá virar uma área comum, com espaço gourmet e academia.

Todos esses atrativos gastronômicos e culturais estão a menos de dez minutos de caminhada da Casa Amarela. Um recanto só seu, em meio a uma paisagem exuberante que convida à contemplação e ao desfrute. O projeto, assinado pelos arquitetos Thiago Martins e Caio Bandeira, alia modernidade e sofisticação, enquanto prima pela tranquilidade e contato com a natureza. Para se inspirar e se apaixonar!

Leia também

Atrativos do Litoral Norte

A Costa dos Coqueiros é, sem dúvidas, uma das regiões mais belas da Bahia: sol o ano inteiro, vegetação exuberante e suas famosas praias cheias de atrativos são o grande diferencial.

Viver na Barra

Há de se considerar que a população tem buscado uma vida mais equilibrada. Palavras como praticidade, saúde e sustentabilidade estão cada vez mais presentes nos hábitos de vida do indivíduo.