MGA-e Blog

Belezas naturais e sossego

praias do Litoral Norte são convite da natureza

As belezas naturais do Litoral Norte baiano, por si só, já seriam um grande atrativo para querer passar mais tempo na região. São 260 km de praias, reservas naturais e muito verde divididos entre a cidade de Lauro de Freitas, no km 0, até o município de Jandaíra, na divisa com o estado de Sergipe.

Entre os destinos mais procurados e certeiros, estão Praia do Forte e Imbassaí. Em comum, o contato com a natureza, a calmaria, gastronomia variada e a possibilidade de práticas esportivas ao ar livre. Com a primeira etapa prevista para dezembro de 2020, uma nova via será inaugurada ligando os dois locais. Além da rodovia, a obra também contemplará ciclovia e pista de cooper e terá sua segunda etapa inaugurada em 2021.

Praia do Forte 

A primeira, pertencente ao município de Mata de São João é, certamente a praia mais movimentada. Com grande estrutura para receber moradores e turistas, é famosa pela variedade de bares, restaurantes, pousadas e grandes resorts na beira do mar.

Um dos destaques da vila, com certeza, é a gastronomia. A pizzaria 7 pizzas, por exemplo, apresenta um conceito rústico e acolhedor, ideal para um jantar romântico, reunião de amigos ou para toda a família. Também é o cenário ideal para a realização de um evento. O forte da casa são as pizzas, claro, incluindo opções mais naturais; além da cartela de drinks.

Uma charmosa igrejinha com vista para a principal praia também dá um toque diferenciado à Praia do Forte, que fica a apenas 82 kilômetros de Salvador. Entre as maiores atrações, estão o Projeto Tamar e o Instituto Baleia Jubarte. Dependendo da época do ano, é possível acompanhar o período de desova das tartarugas ou observar o balé das baleias no mar.

Natureza

Práticas como o mergulho nas águas cristalinas e a prática de exercícios ao ar livre fazem parte da rotina de quem vive no local. Na entrada da Praia do Forte, tem o Parque Klaus Peters, um parque natural municipal que possui quase 4km de extensão e permite a prática de caminhadas, passeios de bicicleta e apreciação da fauna e flora local. São mais de 180 espécies de aves que podem ser observadas, além de dunas e lagoas. O acesso é gratuito.

Outro atrativo para quem gosta de natureza é a Reserva de Sapiranga, uma reserva ecológica com 600 hectares de Mata Atlântica preservada, com rios e trilhas incríveis para serem feitas. O Castelo Garcia D’Ávila, uma construção portuguesa de 1549, reconta um pouco da história da Bahia através das ruínas. É possível chegar lá através das trilhas da própria Reserva ou, de carro, a 5km da vila da Praia do Forte.

A última dica é o Terroir do Axe, na Lagoa de Aruá. O complexo reúne bar, restaurante e cadeiras para relaxar na beira da lagoa. O cardápio reúne pratos típicos baianos e da culinária brasileira. Uma ótima pedida para passar o dia e relaxar.

Imbassaí

Um pouco mais à frente, a cerca de 9 km da Praia do Forte, encontramos Imbassaí. A viagem, que leva menos de uma hora e meia de Salvador, te leva a um ambiente de tranquilidade e aconchego.  Menor e menos badalada que a Praia do Forte, mas não por isso menos encantadora, o encontro do mar com o rio, com certeza, é o ponto forte de Imbassaí.

O local é um convite ao contato com a natureza, ideal para um período de descanso. Entre os atrativos, estão um delicioso passeio de jangada no rio ou nas dunas, cachoeiras e lagoas – que podem ser feitos a pé. Ao longo da praia também é possível aproveitar uma enorme variedade de bares na beira do rio ou os restaurantes da vila que surpreendem pelo charme e sabor.

Como uma excelente oportunidade de segunda residência – ou até mesmo para quem quer morar mais perto da natureza e aproveitar a tranquilidade – Praia do Forte e Imbassaí são destinos certeiros de paz, tranquilidade e bons momentos.

Leia também

Melhor hora de comprar imóveis

2020 trouxe um cenário nunca antes imaginado. E os negócios precisaram, rapidamente, se renovar para conseguir se manter. No mercado imobiliário não foi diferente.

Atrativos do Litoral Norte

A Costa dos Coqueiros é, sem dúvidas, uma das regiões mais belas da Bahia: sol o ano inteiro, vegetação exuberante e suas famosas praias cheias de atrativos são o grande diferencial.

Quer morar e viver bem? Cadastre-se agora.